domingo, 6 de junho de 2010

Itadakimasuuu!! :3



Oláááá, já que eu queria variar um pouco nos posts, hoje vou escrever sobre algumas comidas do Japão*^.^*. (nota: Itadakimasu: Falado antes de se comer, significa algo como "Estou me servindo", e Gochisousama: Falado após se comer, significa algo como "Obrigado pela comida".)
Nori-maki: Esse é o conhecido sushi, nori = alga, maki = enrrolado. Geralmente tem de recheio cenouras e vagens, cozidas, peninos, wasabi, ovo frito, arroz, e nori, é mais ou menos isso, pode ter várias coisas também, como: peixe, camarão, alface, etc, depende do gosto da pessoa.
Temaki: é o cone de alga recheado com arroz, peixe e pepino. O nome quer dizer "enrolado na mão" (Te=mão). A alga marinha do temaki tem que estar bem sequinha e crocante. Se você demora para comer (quando pede para entregar em casa, por exemplo), a alga amolece com a umidade e fica "borrachenta".
Uramaki: arroz sobre folha de nori (alga), tiras de peixe ou outros ingredientes, enrolado de forma que o arroz fique na parte externa. Ura quer dizer "fora". O uramaki normalmente vem com gergelim, que além de enfeitar, dá um sabor especial. Depois é cortado em 6 unidades. O mais conhecido é o uramaki califórnia.
Califórnia: versão americanizada de uramaki, é uma boa opção para quem não gosta de peixe cru. Vem com kani, pepino e manga (ou abacate). Algumas vezes o sushiman inclui maionese, outras vezes cream cheese.
Hossomaki: é o arroz e o recheio envoltos em alga marinha. Hosso quer dizer fino e maki significa "enrolado", daí, "enrolado fino". Conforme o recheio usado, o hossomaki leva um nome diferente:
Tekamaki - de atum.
Kapamaki - de pepino.
Shakemaki - de salmão.
Nigiri: bolinho de arroz em forma alongada coberto com fatias de peixe cru ou ainda polvo e camarões. Sempre preparados à mão sem a ajuda de esterinhas ou formas e apresentados em pares. O movimento da mão ao fazer este bolinho leva o nome, em japonês, de niguiri, daí o nome deste sushi. As pessoas tendem a "molhar" o arroz do niguiri no shoyo, mas o certo conforme a cultura oriental é "molhar" o peixe.
Moty: Bolinho feito de farinha de arroz, é bem grudento e macio, se come com shoyu e açúcar junto, fica mais gostoso quando é esquentado na frigideira.
Sakura-moty: É o moty enrrolado com uma folha de cerejeira, come geralmente no festival das flores de cerejeira, ou também conhecido como: Hanami = olhar as flores.
Manju: Um doce muito gostoso, é um bolinho recheado com uma pasta de feijão azuki doce que chama anko (é muitooo bom, principalmente se for caseiro que é muito gostoso, não estranhem que é feijão porque não tem nada a ver com o gosto de feijão que a gente come todo dia).
Dorayaki: É um doce feito com uma massa redonda achatada (tipo formato de tapioca), o recheio geralmente é um creme branco, e a forma da massa é decorada para que o doce fique decorado quando pronto também (tipo com umas estrelinhas e corações moldados na massa).
Tayaki: É um doce recheado de anko, e o mais legal é que ele tem o formato de peixe, o recheio pode variar e é muito divertido por causa do seu formato.
Daifuku: São bolos doces feitos com massa de arroz.

Essas comidas são muito gostosas e não são gordurosas (são bem saudáveis), algumas que eu postei aqui você pode comprar em supermercados ou fazer em casa, existem pessoas também que fazem eles em casa pra vender, (é muito mais gostoso quando é caseiro). Uma vez eu fui no supermercado de Mogi das Cruzes, e já que muita gente é descendente de japonês, la existem muitos produtos japoneses e restaurantes. Aqui só coloquei algumas comidas, mas existe uma variedade muito grande de receitas e gostos diferentes.

Aqui os sites que tirei a definição de algumas comidas: http://culinaria.terra.com.br/dicas/ingredientes/0,,OI56203-EI149,00.html


By: Yu-chan^^


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Retorno a maioria dos comentários, mas leio todos! Comentem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...