domingo, 25 de abril de 2010

O que é mangá ou anime SHOUJO?

Você deve ter visto que eu escrevi que o mangá da Full Moon wo Sagashite é uma mangá shoujo (está no marcadores em baixo do post). Mas afinal, o que é um shoujo?
Dentro do universo dos mangás existe muitos tipos de gêneros diferentes, tem um que o publico alvo são as meninas, ou garotas mais jovens, que são os chamados shoujos. A maioria deles são comédias românticas, e vida escolar, que tem um enredo e histórias voltadas para esse determinado publico, a maioria não envolve muita ação ou aventura, mas como os sentimentos dos personagens vão se modificando ao longo da história e como o modo de pensar de agir muda, não só no romance em si. O traço dos mangás shoujo é bem mais delicado e detalhado que os shonen (mangá para meninos) e que as vezes também são considerados como um estilo "fraco".

MAHOU SHOUJO
São shoujos mas com um toque de magia, no mahou shoujo as histórias tem personagens mágicos como anjos, fadas, feiticeiras, seres de outro mundo que tentam ser como pessoas "normais" um exemplo é o mangá Ultra Maniac, ou de meninas que recebem poderes mágicos que tem que salvar o mundo, um exemplo bem conhecido são os animes Sailor Moon e Sakura Card Captors, e as personagens dos mahou shoujo geralmente tem um mascote mágico que as auxilia nos seus deveres, e elas nunca lutam em busca de vingança, mas sim pelos seus ideais como paz, amor, esperança...

Apesar dessas características básicas, não quer dizer que os shoujos sejam padronizados, exintem shoujos de vários tipos e histórias com temas diferentes, e o primeiro mangá considerado shoujo foi o A Princesa e o Cavaleiro de Osamu Tezuka, que também é conhecido como o "Deus do Mangá" no Japão por ter influenciado muito o estilo de desenho que é usado até hoje.

2 comentários:

  1. Eu comecei a escrever o comentário, e quando eu vi estava gigante, se quiser podem pular a maior parte do que escrevi, hehe...


    Isso só mostra que excesso de detalhes no desenho, nem sempre é bom... Eu pessoalmente não consigo gostar de shoujo, um dos motivos óbviamente é que eu não me enquadro no público alvo, mas também porque acho a arte do shoujo enjoativa demais, enquanto shounen me parece muito mais solto (acho que era isso que querem dizer quando falam ser um estilo "fraco").

    O que as pessoas tem que entender apenas, é que as categorias apenas dizem principal público e a idade:

    Categoria / Sexo - Idade
    Shounen / Masculino - ~14
    Shoujo / Feminino - ~14
    Seinen / Masculino - 17+
    Josei / Feminino - 17+

    Dentro das categorias, enquadram-se os gêneros, que basicamente é o que vai determinar o conteúdo:
    Ação, Romance, Sobrenatural, Fantasia, Artes Marciais, Drama, Comédia, etc.

    Como adicional:
    - Apesar de nas categorias, haver idade recomendada, é muito comum hoje pessoas com mais de 17 lerem shounen ou shoujos.
    - Um mangá pode não ter nenhuma categoria (não ser shounen, nem shoujo).

    Em relação ao post:
    Ficou bem interessante, e é bem informativo... ^^


    Extra:
    Ah, levando em conta "Romance", é possível ver bem a diferença em cada categoria!

    Shounen - Romance (quando há), é normalmente algo heróico, e acontece muito lentamente, é comum só no final da série começar a ter alguma indicação de romance. Quando há desde o início, normalmente é um mangá Harem (o menino tímido que foge de uma legião de mulheres que se apaixonam por ele quase que sem motivo).
    Shoujo - Romance normalmente está presente desde o início, é muito, muito comum dar 20 reviravoltas esse romance, com quebras e decepção na relação dos personagens... no final em 98% dos casos os dois personagens que aparecem na capa do primeiro volume terminam juntos... :P
    E se na capa houverem 3 personagens, vai ser o que a menina mais se "surpreender" no primeiro capítulo, hehe...
    Seinen - Diferente do shounen, aqui o cara é mais maduro, ele tem real atração pelas mulheres, mas normalmente se dá mal com elas. Ou a que o personagem principal gosta, não gosta dele, e ele passa coisas bizarras para tentar conquistar ela.
    Josei (nunca li, vou me basear pelo que ouço falar - Trata do amor como algo mais próximo da realidade, não mostrando apenas o lado maravilhoso dos romances.

    ResponderExcluir
  2. adorei seu comentário^^ o meu post acho q acabei fazendo muito resumidinho... mas as suas definições também ficaram muito boas^^

    ResponderExcluir

Retorno a maioria dos comentários, mas leio todos! Comentem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...