segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Kokeshi*-*


Oláá Pessoal!! Aqui estão algumas bonequinhas Kokeshi^^ Elas podem ter várias formas, tamanhos, cores e estilos diferentes. São originarias do norte do Japão e são feitas de madeira, tem a cabeça bem grande e uma fina pintura no rosto. Sua maior característica é não ter braços ou pernas.

  • Algumas versões dão que, embora o nome oficial da Kokeshi seja "小芥子", sua verdadeira denominação original seria "子消し", siginificando "crianças perdidas".
  • Simbolizam a alma das crianças, que as bonecas levem todo o mal que as crianças porventura possam sofrer em vida, esse é o motivo mor da boneca kokeshi.
  • Os japoneses, especialmente da Ilha de Okinawa adotaram o costume de usar a boneca emcerimônias de enterro ou crematório de seus entes queridos. Crianças com morte pré-matura, ou antes de completar os 12 meses de idade teriam sua alma fixada nas tradicionais bonecas, para que não se sentissem perdidas na situação além morte. Os familiares mantém a boneca sobre os lápides ou em casa quando o corpo é cremado. É tradição adotar bonecas "abandonadas" com a justificativa de boa sorte no lar.
Fonte: Wikipédia

Também comprei uma bonequinha kokeshi e uma viagem^^ No bairro da liberdade existe uma variedade dessas bonequinhas, além de muitas outras coisas japonesas (e até chinesas) por la=D

By: Yu-chan

3 comentários:

  1. Interessante...!

    Tem um fundo de crenças nisso td..!

    Belas bonecas!

    ResponderExcluir
  2. Acho um charme essas bonecas!! amei saber mais sobre a história delas! bjs

    ResponderExcluir
  3. vc sabe onde eu acho o kokeshi samurai? tem um que chamam de waka samurai (samurai jovem) mas não acho pra comprar em site nenhum!! no local que eu moro é interior e não tem loja quase nenhuma de artigos orientais.
    brigada!

    ResponderExcluir

Retorno a maioria dos comentários, mas leio todos! Comentem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...