sábado, 5 de fevereiro de 2011

Bullying nos mangás!

Oláá pessoal!! (fiquei um tempão fora né^^') mas volto trazendo um especial de Bullying nos mangás!

Primeiro vamos rever o significado de bullying:

"Bullying é a prática repetitiva de violência física ou psicológica de um grupo de alunos contra uma única vítima ou um grupo pequeno de vítimas.
O bullying pode ser do tipo verbal, quando os agressores utilizam apelidos constrangedores, espalham calúnias ou fazem piadas com características físicas ou comportamentais da vítima.
Pode ser também do tipo físico, quando ocorrem agressões físicas repetitivas como tapas, chutes, empurrões, etc. Neste caso, ainda que as agressões não causem lesões graves, elas têm o intuito de humilhar a vítima, fazendo com que se sinta frágil e inferior. Há ainda o bullying emocional quando, por meio de fofocas e mentiras, a vítima é colocada em situação constrangedora ou de exclusão social. Também se fala muito no cyberbullying, quando a difamação e as ofensas são praticadas por meio da internet, em sites de relacionamento, por e-mail, etc."


Lembrando que esse clima de medo e estresse continuo pode estar presente no cotidiano de muitos estudantes que se sentem excluídos ou que o "grupinho de bullys" simplesmente acha divertido atormentar uma pessoa por divertimento próprio.

Esse tema me chamou a atenção, principalmente porque a gente pode conviver com esse clima diariamente na escola também, mesmo que seja apenas convivendo com um colega de classe que está passando por uma situação assim. Pensando nisso escolhi (e procurei) alguns mangás que falam sobre o assunto ou que possuem personagens que convivem com isso.

Mangás sobre Bullying:

Life
Life01.jpg
Esse é um mangá que mostra bem a realidade do bullying, é uma mangá muito forte, conta a história de Ayumu que tinha como melhor amiga Shii-chan. Ayumu estava recebendo ajuda de Shii-chan na escola, mas quando foi percebendo, suas notas estavam maiores do que as de sua amiga, não querendo magoá-la ela mentia dizendo que ainda precisava estudar mais. Mas quando foram ver se passaram no exame para o novo colégio, Shii-chan não conseguiu a vaga que tanto queria e esse era seu sonho. Ela culpa Ayumu e rompe sua amizade com ela, a partirdai, Ayumu começa a sofrer muito com isso e até acaba cortando seus braços para aliviar essa dor.
E quando entra na nova escola, Manami uma garota muito popular faz amizade com ela e parece que as coisas vão melhorar. Mas na verdade tudo começa a ficar pior, ela passa a sofrer bullying dela e de suas seguidoras.
Os casos de bullying nessa trama são muito fortes, ela passa por humilhações, destruição de moral e violência física. A mensagem que ele passa é que o silêncio e a ignorância quanto a esse assunto por parte da sociedade que prefere manter uma imagem à admitir o que se passa na realidade. Façam alguma coisa contra o bullying e parem de fingir que ele não está ali!

Esse é um mangá muito dificil de encontrar pra baixar (só cheguei a ler o primeiro volume) mas da para baixar o dorama (com algumas diferenças), eu acho que a maior diferença com o mangá é que ela não corta os braços e sua amiga de suicida!
Essa é uma história muito complexa, e como eu só vi apenas o primeiro volume não tenho uma grande noção do que se passa ao longo da história, mas vale a pena baixar o dorama para confrir=D (recomendo +16 tanto para o mangá quanto para o anime).

Trailer Dorama (spoilers):


Para baixar o mangá (apenas o primeiro volume, 3 capítulos):http://www.megaupload.com/?d=2PUV4GW0

O posto acabou ficando gigante! Mas vou colocar mais um mangá (e é da mesma autora=D) que tem como assunto o bullying (não consegui escrever muito sobre Life por não ter lido todo o mangá, que é muito difícil de encontrar, ou visto o dorama, mas realmente vale a pena ver!).

Vitamin
Essa é uma história forte também, ele é volume único com três capítulos (mas os capítulos são bem grandes). Ela conta a história de Sawako, uma menina que tem várias amigas e um namorado, mas ele abusa muito dela. Um dia um terrível e constrangedor acidente acontece e todos os seus colegas de escola, e suas "amigas" a humilham e a fazem passar pelos piores acontecimentos que ela poderia imaginar!
Esse é um mangá que indico para maiores de 16 também! (é serio) mas acho que quem é maduro suficiente com 14 até da pra ver (é que tem cenas que menores NÃO podem ver) mas ele é muito bom e chocante, e o mais interessante é que é tão real o que acontece com ela que poderia acontecer com qualquer um de nós casos de bullying extremo como esse.
E durante o mangá suas "amigas" respondem que fazem isso com ela por acharam divertido, sua mãe não consegue aceitar que sua filha pare de frequentar a escola e seu pai acha que ela pode escolher seu caminho. Eu recomendo muito esse mangá, tem cenas tão emocionantes que da vontade de chorar de verdade, principalmente se nos colocarmos no lugar dela e as humilhações são intensas. Apesar de tudo ela encontra uma forma de superar isso, algo que a dê esperanças (eu realmente gostei muito da motivação dela).
"As pessoas não conseguem viver sem sua vitamina, qual é sua vitamina!?"

Para baixar o mangá:
ou

Por hoje é só... mas continua em um proximo post a continuação do especial "Bullying nos mangás!"

By: Yu-chan

8 comentários:

  1. Yu-chan o post fico muito bom! Mais minha mae ia fica loca comigo se eu visse um desses mangás --'
    Eu sei o que é passar por bullying, ja sofri um pouco (muito pouco, ainda bem) Você conhece o blog da Juuh S2 né? (tiquetaque Já) Eu acho que ja comentei aqui mais vale a pena lembrar... ela ta (ou tava) faznedo uma campanha contra bullying, confere lá (na pag de campanhas)

    ResponderExcluir
  2. Eu já li o manga "16 life"(o primeiro do post),mas só tem scans em inglês e os últimos volumes eu só achei em japonês.Eu achei muito triste,é muito violento e bem pesado.Eu gostei muito do final,mas ainda deixa muito a desejar.
    Amei o post ^~^

    ResponderExcluir
  3. Puxa ficou mesmo ótimo, eu vou ler os dois qunado tiver mais tempo mas só pela descrição dá par perceber que a história é boa e bullying é crime só não tem punição adequada(eu acho)é muito triste ver pessoas sofrerem para a diversão de mentes doentias!

    ResponderExcluir
  4. obrigada pelos comentários=D esse assunto bullying é realmente muito triste e que muitas pessoas não ficam atentas com isso acontecendo na realidade de muita gente.
    Nath^^ - eu ja vi o tiquetaque já, é muito legal e vou conferir essa campanha contra o bullying agora mesmo^^

    Miojo- o mangá Life é realmente difícil de achar na internet né, mas acho que com o dorama podemos ter acesso a essa história^^ é bem pesado mas acho q tem q mostrar o q acontece de verdade com as pessoas vitimas dessa violência que deve ser punida com lei

    ResponderExcluir
  5. Manú- é verdade! tem gente que acha de ser bully e humilhar as pessoas é divertido, esse tipo de pessoas deveriam ser punidas como verdadeiros assassinos!
    Logo vou postar outros exemplos de bullying no blog (outros mais leves) também^^

    ResponderExcluir
  6. hmm, arrasou no post! ^^

    ainda não conhecia Life :/
    vou baixar o Dorama, rs.

    realmente, Bullying é uma coisa tão tensa.. as pessoas deveriam tomar alguma iniciativa, slá.
    mts vezes o pessoal nem aprova, mas quando vê alguém sendo humilhado prefere 'ficar na sua'..
    aí não ajuda em nada, né? ¬¬

    mari m.
    http://bellanefertiti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. isso é verdade, acho que as pessoas deveriam mesmo era parar de fingir que não está ali e fazer algo^^

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ler o Vitamin. Foi um dos melhores mangás que já li, até hj, principalmente pelo modo que a Sawako extravasa sua raiva. E chorei junto com ela tambémm. Pesado é sim, mas infelizmente é bem realista. Mas foi bom ver como ela se autoafirma no final! =)

    ResponderExcluir

Retorno a maioria dos comentários, mas leio todos! Comentem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...