quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O que é MOE?

Oláá Pessoal!! Hoje vou falar um termo super conhecido no mundo otaku/otome, o Moe!

Moe - definição Wiki:
"Existem várias interpretações do que "moe" significa atualmente. Joseph L. Dela Pena argumenta que o termo indica um sentimento protetivo direcionado a um personagem feminino.[1]Também pode ser usado para referir-se personalidades inocentes, fofas com uma personalidade adorável.
Moe pode ser visto de diversas formas diferentes. No episódio 23 do anime Ouran High School Host Club, o termo é bastante usado para representar a suposta relação "homossexual" entre Haruhi e Kasanoda (pois Haruhi se passa por um garoto, porém é uma garota), de forma que agradava as demais personagens, que consideravam como algo fofo, adorável. É um termo bastante usado quando se trata de definir personagens mais "frágeis" ou mesmo coisas que sejam apelativas para o agrado do gênero feminino, como estereótipos homossexuais (o gênero yaoi, em mangás e animes)."


Moe - Minha Definição:
Moe é uma gíria muito usada no mundo otaku, quem já assistiu vários animes, principalmente os que aparecem personagens bishoujo, loli ou cenas muito fofas que você fica em um estado "Que kawaii!!" ou que sejam um fofo com um pouco de sensualidade.
O moe está meio que entre, o fofo infantil e inocente e a sensualidade e cenas mais "picantes".
O que leva a personagem a ser moe, pode ser por causa de sua aparência e comportamentos. Um exemplo são as tsunderes, que são as mais populares nos animes e mangás (quem aqui NUNCA viu uma personagem tundere?). Outro exemplo são os fetiches para empregadas, enfermeiras, orelhinhas de gato e até colegiais e meninas de óculos (uma coisa em comum com todas elas é ser moe!).
Mas animes como Higurashi no Naku Koro ni também são um tipo de moe, principalmente por causa das personagens apesar de ser de comédia/terror (na verdade seria mais só de terror).
Além da aparência "moe" existem situações moe. Aquelas em que as personagens ficam em um clima "romantico" ou "fofo", também quando elas se vestem ou fazem algo que fiquem com vergonha, mas que seja muito bonitinho.
É um pouco difícil explicar como é exatamente o termo "Moe", mas vendo alguns animes ou imagens moe, fica mais fácil de defini-lo. (mas se for ver imagens no goole, coloquem "anime moe", se não vai aparecer um monte de imagens de um dos personagens dos Simpsons xD).
Eu fui pesquisando um pouco mais sobre o "moe" e encontrei um site que neste post tem uma parte que fala um pouco mais sobre o moe aprofundando melhor o assunto, aqui está um trecho do post:

"A Crítica ao Moe

Junko MizunoUma olhada nos trabalhos de boa parte dos artistas superflat mostra uma distorção perversa do que é "bonitinho". Muitas vezes os trabalhos passam a linha do grotesco. O trabalho de Junko Mizuno é um bom exemplo dessa distorção e da apropriação estética de conceitos superflat, mas de modo geral, a raiz desse tipo de atitude em boa parte desses artistas é justamente o reprocessamento crítico do conteúdo visual. A resposta ao Moe é um bom exemplo disso.
O Moe é um termo surgido dentro do meio otaku que é difícil de definir em palavras, mas fácil de reconhecer quando aplicável visualmente. "Engraçadinha" não é o suficiente para definir o conceito. Basicamente ele é aquele misto de vulnerabilidade infantil e fetichização sexual feita para despertar um desejo protetivo em quem o vê. Defeitos pequenos que estimulam essa sensação de que algo "Moe" é feito para ser cuidado, como ser atrapalhada ou distraída, só aumentam essa sensação. Entretanto, boa parte dessas meninas bonitinhas e provavelmente cheia de acessórios como orelhas de bichinhos e roupas cheias de babados também atende a um desejo sexual claro, como mostram os imensos closes em calcinhas e bustos que também são associados a essas meninas bonitinhas, indefesas e imersas em trejeitos infantis."

Essa parte está um pouco mais no final do artigo e fala sobre o assunto aprofundando ele muito bem.

By: Yu-chan

13 comentários:

  1. ...nossa eu não tinha ideia disso apesar de saber que é um tipo de gracinha ou algo como fofinho mas de tudo isso eu não pensava.....

    ResponderExcluir
  2. Bom post !gostei do desenho da menina com carne hahaha
    bjs

    ResponderExcluir
  3. obrigada^^ também gostei daquela imagem xD

    ResponderExcluir
  4. Uow..... O_O
    Eu nunca parei para ver a "Crítica MOE"
    To meio chocada quanto a isso...
    Depois de ler isso, o termo Moe nunca mais será igual.

    ResponderExcluir
  5. é verdade, algo "moe" pode ter várias faces, pode ser algo super kawaii até a garotinhas infantis com um certo apelo sexual... (eu também não fazia ideia de tudo isso até pesquisar mais sobre o assunto), mas várias pessoas (principalmente otomes) usam mais para o lado só "kawaii"

    ResponderExcluir
  6. Oiiieee, meu nome é Biáh, e eu achei seus desenhos lindoos você faz um pra min e me manda por email? bia.tam@hotmail.com
    obg ^^

    ResponderExcluir
  7. Moe é puro fanservice, é a mesma coisa que desenhar mulheres com peitos enormes, só que normalmente apela para a "fofura".

    Aliás o termo em português mais próximo acho que seria "fofa"... xD

    Pra quem não sabe o que é Moe recomendo fortíssimamente Tonari no Kashiwagi-san, tem em inglês no mangafox:
    http://www.mangafox.com/manga/tonari_no_kashiwagi_san/
    A história é um romance seinen bem bonitinho, é quase um shoujo, hAUHUAHAUHAUH.

    Mas a parte do apelo sexual foi criada pelos taradões, porque o moe era pra ser apenas "Cute"... :P

    ResponderExcluir
  8. Biáh: desculpe, mas se vc quer q eu faça um desenho para vc... podia ser mais específica (tipo, o que é pra desenhar?!), e além do mais vc nem segue o blog... mas se for algo bem simples e em branco e preto tudo bem (me fale os detalhes em um e-mail, está em "Contato"

    Renan: é verdade! em mangás shonen o moe aparece muito dessa forma com garotas em situações e aparência com uma grande apelação ao fofo.
    Eu geralmente uso o moe para algo fofo mas só no sentido de uma situação ou personalidade por exemplo tsundere. mas obviamente sempre pro lado mais tarado da coisa... (eu prefiro só sendo kawaii mesmo ^^')

    ResponderExcluir
  9. Muito bom post ! Na verdade eu já sabia que moe tbm vinha como apelo sexual mas o post tem uma visão bem clara e ampla você pegou muito boas fontes. Uma vez na "mesa redonda otaku"(é onde no sábado em vez de ir para a aula de monitoria ou reposição, eu e uns amigos no reunimos para conversar XD) eu avia comentado que para alguns moe é mais é perversão ¬¬

    ResponderExcluir
  10. nossa, que legal! Mesa redonda Otaku (daria até um nome interessante pra uma história xD), na minha classe nenhuma menina gosta de animes... (também não gosto dos assuntos delas, falar dos garotos do colegial xD).
    É verdade, o moe é muito usado pelos otakus mais como um apelo sexual, (praticamente lolicons, mas são de garotas mais "maduras" ou nem tanto assim, com um visual infantil...)
    pelo menos existem alguns casos que não tem tanto isso^^'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yu-chan, Pois é, onde os otakus e otomes se escondem ? :((
      Eu vivo lendo mangá na escola e vendo anime em casa, conheço 3 otakus na vida real, nenhuma otome u.u

      Excluir
  11. O texto apesar de simples é bem explicativo! Aprendi bastante sobre o conceito de Moe e graças as suas informações e as de algumas outras fontes, pude montar um texto sobre este tema. Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Retorno a maioria dos comentários, mas leio todos! Comentem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...